- Mindraft
- Posts
- Ambiente: Seja a pessoa mais burra da mesa
Ambiente: Seja a pessoa mais burra da mesa
Mindraft - Edição 005
O que teremos hoje:
Segunda, 08:00h. Preparei meu post no LinkedIn, pronto para postar.
Surge um pensamento: "Que ótimo, postei algo novo."
Começo a rolar o feed.
Cinco minutos depois, me deparo com três posts que têm o mesmo teor do meu.
Eu penso: "Que droga."
Mas então, reflito: "Será que é mesmo uma droga?"
Depois de mais cinco minutos refletindo, um sorriso surge de canto de boca e eu penso: "Continue assim, você está no ambiente certo."
Pegue seu café e bora começar. ☕️
Ambiente
"Você é o que você consome."
Provavelmente, essa frase já cruzou seu caminho em algum momento.
Vivemos em sociedade e, naturalmente, tendemos a adotar os hábitos das pessoas ao nosso redor.
Vamos considerar um contexto histórico:
Como você aprendeu a falar? Basicamente, replicando o que as pessoas ao seu redor diziam.
Uma criança, dentro de seu ciclo de convivência, repete as palavras que os adultos usam em determinados contextos porque percebe que é assim que sua comunidade responde a essas situações.
Primeiro conceito: Ambiente pode ser definido tanto pelo espaço físico em que você está inserido quanto pelo espaço intelectual, mental e cultural.
Segundo conceito: Comunidade é o meio no qual você está inserido, e você pode fazer parte de mais de uma, como:
Sua família, que é uma comunidade;
Sua faculdade, outra comunidade;
Seu trabalho, mais uma comunidade.
Suas comunidades são todos os ambientes onde convive
Em cada uma dessas comunidades, tendemos a ter comportamentos diferentes porque somos moldados para nos comportarmos de maneiras que nos façam ser aceitos.
O problema surge quando esses comportamentos não contribuem para o seu desenvolvimento pessoal. Como, por exemplo:
Não ler porque ninguém em volta lê.
Não treinar porque todo mundo que você conhece acha que ir à academia é chato.
Sair todo final de semana e não reservar um tempo para se desenvolver porque é legal.
Pergunta fundamental a se fazer: Este ambiente está me ajudando a chegar onde quero, ou estou aqui por conveniência?
Comunidade Soma Zero
Soma zero é a média das pessoas da população, ou seja, para se destacar, basta subir levemente essa média. O que percebi é que as pessoas hoje têm predisposição a se manterem na média e, quando podem, diminuem essa média.
Comunidade de soma zero é cheia de clones.
No livro Rápido e Devagar, Daniel Kahneman apresenta o conceito de Regressão à Média, que foi descoberto e nomeado por Francis Galton. Ele publicou um artigo em 1886 intitulado “Regression towards Mediocrity in Hereditary Stature” (Regressão à mediocridade na estatura hereditária). Nesse estudo, ele percebeu que os filhos de pais mais baixos eram mais altos e os filhos de pais mais altos eram mais baixos, demonstrando que, apesar de desvios para cima ou para baixo, as famílias tendiam a ter alturas na média ao longo do tempo.
Apesar do estudo parecer incorreto por questões biológicas, vamos nos ater ao conceito.
E o que isso significa?
Se você estiver em um ambiente onde a média é baixa, por mais que se destaque ocasionalmente, esse ambiente o levará à média no longo prazo.
Vamos pegar um exemplo:
Suponha que você queira ir à academia três vezes por semana. Se, no seu ambiente, as pessoas tendem a ir uma vez por semana, os comportamentos dessa comunidade tenderão a fazer você treinar cada vez menos. Da mesma forma, se estiver em uma comunidade onde todos treinam todos os dias, você tenderá a se comportar como eles.
Creio que agora você já esteja pensando como eu gostaria.
Se o ambiente impacta, o que é preciso para se destacar? Modificar seus hábitos e buscar um ambiente favorável para eles. Esse processo é conhecido como hábitos angulares.
Os hábitos angulares — ou hábitos mestres — são aqueles que são o gatilho para iniciar uma série de mudanças de comportamento. Quando implementamos um hábito angular, ocorrem mudanças em outras áreas da vida que não estão necessariamente relacionadas. É um hábito que causará um “efeito dominó”.
Certamente você já viu listas do que alguns milionários fazem:
Acordar às 5 AM
Tomar banho gelado
Meditar
Ler por 1 hora por dia
Fazer atividade física
É uma lista enorme de hábitos que são, de certo ponto, questionáveis. Não existe evidência científica a favor de tomar banho gelado e melhorias significativas, porém a falta de evidência não é evidência.
O ponto aqui é olhar para a lista de uma forma diferente.
Será que as pessoas têm esses hábitos porque são ricas ou elas são ricas porque possuem esses hábitos?
Sendo extremamente sincera, essa é uma dúvida que eu sempre terei. E, particularmente, não acho que os hábitos, por si só, levem à riqueza. Mas o que percebi é que as pessoas acabam hackeando o comportamento de pessoas ricas e tendem a elevar sua média para essas pessoas.
Não estou necessariamente recomendando que faça isso, mas se você deseja ter sucesso em uma área específica da vida, é crucial se cercar de pessoas que sejam referências nessa área.
Cuidado com sua mesa...
“Seja a pessoa mais burra da mesa, se for o melhor da sua mesa, você está na mesa errada.” (autor desconhecido)
Pessoas com experiência encurtam sua jornada.
Quando você interage com pessoas que sabem mais que você em um determinado assunto, você busca expandir seus conhecimentos. Se você estiver sempre na posição de mestre, você uma hora ou outra entrará numa zona de conforto.
Como montar a sua mesa?
Lifelong Learning:
Investir em aprendizado contínuo é fundamental. O artigo What is Upskilling and Reskilling?, Universidade de Stanford, mostrou que o aprendizado constante melhora a adaptabilidade e a capacidade de inovação. Mantenha uma rotina diária de 30 minutos dedicados à leitura de livros ou artigos relevantes para sua área de atuação. Fontes como a Harvard Business Review e Medium são suficientes para estudos e leitura, hoje em dia eu leio 30 minutos e estudo mais 30 minutos diariamente.
Networking:
O psicólogo Robert Cialdini, em seu livro "Influência", discute a importância da associação com grupos que compartilham objetivos similares. Este é um dos aspectos que mais aprecio, pois quanto mais ativo você se mostra no LinkedIn, mais se posiciona como aprendiz ou mestre em determinado assunto, e mais as pessoas irão lembrar de você.
Desenvolva Resiliência:
A pesquisa de Carol Dweck, em seu livro "Mindset - A nova psicologia do sucesso", sobre a mentalidade de crescimento, salienta a importância de ver desafios como oportunidades. Inclua práticas diárias que fortaleçam sua capacidade de enfrentar adversidades, como organizar suas anotações para não esquecer do que foi discutido.
Estabeleça Metas Claras:
Segundo o Dr. Edwin Locke e o Dr. Gary Latham, em "A Theory of Goal Setting & Task Performance" de 1990, definir metas mostram que objetivos claros e desafiadores melhoram o desempenho. Defina metas semanais e mensais e revise-as regularmente.
Feedback Construtivo:
Fomente uma cultura de feedback onde você trabalha e em todos os ambientes da sua vida. Os feedbacks ajudam a corrigir rotas antes que se tornem um problema. De acordo com o estudo de Joseph Folkman e Jack Zenger, em "The Extraordinary Leader: Turning Good Managers into Great Leaders", receber feedback positivo e negativo pode potencializar seu crescimento pessoal e profissional.
Grupos de Estudo:
Suponha que você esteja se preparando para uma prova importante. Se estudar sozinho, pode acabar procrastinando mais do que gostaria. Por outro lado, caso se junte a um grupo de estudo onde todos estão comprometidos com o mesmo objetivo de ir bem na prova, você tende a se esforçar mais e manter um ritmo de estudo mais consistente.
Ambiente Pouco Inovador:
Agora, imagine que você trabalhe em uma empresa onde a inovação é praticamente inexistente. A tendência é que sua capacidade de inovar e criar seja limitada, o que consequentemente impactará sua vida. Tente implementar simples processos que te permitam exercitar tecnologias que você não tem tido contato.
Obrigada por ter chegado até aqui!
Beijos,
Lilian.
Recomendações da semana 🎁
Estou no Instagram: @lilianpiresofc, me siga para ficar por dentro do dia a dia.
Esse é meu template de currículo que estou liberando gratuitamente para meu assinantes.
Por dentro da minha mente 🧠
📚 O que eu estou lendo?
Atualmente, estou lendo um livro:
O Mensageiro Milionário, de Brendon Burchard
🎧 O que eu estou ouvindo?
Prontos para mais um show? O próximo é o da Ludmilla!
🎬 O que eu estou vendo?
Nada de novo, mas eu adoro ver os vídeos do canal: GetOutside - Ale & Duda.