• Mindraft
  • Posts
  • Métricas: Saiba como montar

Métricas: Saiba como montar

Mindraft - Edição 018

O que teremos hoje:

Recentemente eu li um livro chamado: A Startup Enxuta.

Eu indico a leitura?

Não necessariamente, apenas se você tiver interesse de abrir um empreendimento.

Caso contrário, existem outros livros que podem te ajudar na sua escalada em dados.

De qualquer forma, eu peguei alguns conceitos bem legais com a leitura.

Um deles: 3As de uma métrica.

Democratize o acesso às métricas (Designed by Freepik)

E é sobre isso que falaremos hoje!!

Primeiro A: Acionável

Uma métrica acionável é uma que gera ações claras para o objetivo, sendo assim elas orientam decisões. Elas mostram uma relação direta entre causa e efeito, permitindo que o negócio ajuste a estratégia com base nas análises.

Para aplicar, tenha certeza de que a métrica faz sentido para o negócio e que você tenha hipóteses para testar e propor ações com base nos resultados.

Métricas acionáveis possuem ações (Designed by Freepik)

Exemplos:

  1. Marketing:

    • Métrica de conversão de leads: se ela cair abaixo de um determinado valor, você pode indicar ajuste de campanha ou mudança do canal de captura de leads.

  2. Vendas:

    • Engajamento: se a taxa (medida pelo tempo médio de uso por sessão) cair para menos de 20 minutos, você pode sugerir a implementação de novas funcionalidades.

Segundo A: Acessível

Uma métrica acessível, como o próprio nome diz, é compreendida por diferentes stakeholders. Isso significa evitar jargões técnicos e preferir visualizações de dados que facilitem a interpretação, como gráficos e dashboards.

Para aplicar, entenda quais as melhores ferramentas de visualização para seu stakeholder (evite apresentar dados em scripts). Uma forma muito boa é documentar o seu trabalho, isso faz com que ele seja compreendido.

Forneça gráficos simples (Designed by Freepik)

Exemplos:

  1. Marketing:

    • Métrica de conversão de leads: apresente a queda em um gráfico simples ou uma tabela, para facilitar a compreensão de todos.

  2. Vendas:

    • Engajamento: apresente a taxa em um dashboard com gráficos de fácil interpretação, como gráficos de barras ou linhas que mostram o tempo médio de uso ao longo do tempo, e compare com metas definidas.

Terceiro A: Auditável

Uma métrica auditável é confiável e ela deve ser validada, ou seja os dados não vão mudar semana após semana e os dados passaram por uma boa limpeza.

Para aplicar, documente suas fontes de dados e os métodos de coleta e aplicabilidade de regras de negócio, isso facilita na validação. Dessa forma, diferentes pessoas podem fazer o check se o número faz sentido ou não.

Documente suas métricas (Designed by Freepik)

Exemplos:

  1. Marketing:

    • Métrica de conversão de leads: documente a entrada dos dados, as regras de negócio aplicadas para que todos tenham confiança de como a métrica foi calculada.

  2. Vendas:

    • Engajamento: documente como o tempo de uso é registrado (por exemplo, logs de atividade do usuário) e como a média é calculada.

Os livros são muito importantes na minha jornada profissional, se você quer crescer profissionalmente, a leitura pode te potencializar e muito para isso. Tente listar 10 grandes nomes dentro da área que não leem e falhará, rs. Quer fazer parte do meu clube do livro? Venhaaa!!

Obrigada por ter chegado até aqui!

Beijos,

Lilian.

Recomendações da semana 🎁 

  1. Meu canal no YT: https://www.youtube.com/@lilianpiresofc

  2. Estou no Instagram: @lilianpiresofc, me siga para ficar por dentro do dia a dia.

  3. Quer ir mais rápido? Faça parte do meu programa de mentoria, ele tem acelerado muito o dia a dia dos meus mentorados.

Por dentro da minha mente 🧠 

📚 O que eu estou lendo?

Atualmente, estou lendo:

  1. Ultra aprendizado, Scott H. Young. Esse livro irá entrar nos meus favoritos.

🎬 O que eu estou vendo?

  1. Presumed Innocent, Apple tv.